Por:

Website:

Cálculo mecânico de dimensionamento de Vasos de pressão

| 09/12/2015 | 10062 Vizualizações

Os Vasos de pressão são dimensionados conforme os critérios do código de projeto e construção americano ASME Sec VIII. A Sec VIII se subdivide nas divisões: Div 1 que é a mais utilizada nos projetos e a Div 2 que é um projeto alternativo. O projeto de Vasos de pressão cilíndricos é normalmente feito com […]

Os Vasos de pressão são dimensionados conforme os critérios do código de projeto e construção americano ASME Sec VIII.

A Sec VIII se subdivide nas divisões: Div 1 que é a mais utilizada nos projetos e a Div 2 que é um projeto alternativo.

O projeto de Vasos de pressão cilíndricos é normalmente feito com o uso do código americano ASME Sec VIII Div 1, porém em certas situações se utilizam o código de projeto alternativo ASME Sec VIII Div 2, particularmente para vasos que resultem em grandes espessuras (acima de 50 mm), quando calculados pelas regras da Div 1.

A Div 2 utiliza tensões admissíveis mais elevadas que a Div 1, mas, por outro lado, requer materiais com controle de composição química mais rigoroso e requisitos especiais para fabricação, inspeção e testes.

O importante a frisar é que de forma alguma se pode misturar a Div 1 com a Div 2, ou seja, tirar partido do cálculo mais elaborado da Div 2 para se conseguir menores espessuras, sem levar em conta os aspectos especiais de especificação de materiais construtivos e os requisitos especias para fabricação e controle de qualidade.

Os programas de cálculo a seguir apresentados devem ser usados para pré-projeto, tendo em vista que carecem de validação oficial.

Cálculo temperatura saia Vaso pressão

Cálculo casco cilíndrico

Cálculo Vaso pressão – corpo cilindro e tampo elítico

Dimensionamento Vaso de pressão ASME VIII-1

Pressão interna máxima cilindro

Code Case 2261 cálculo alternativo tampo

Deixe o seu comentário

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível:

Carregando...Carregando...