Dispositivos de Segurança-Vasos de pressão, Tubulações e Tanques de armazenamento

O uso do dispositivo corta-chamas (“flame arresters”) à entrada de equipamentos, como tanques de armazenamento, e no interior de...

Comente 19.07.17 1912 Vizualizações Imprimir Enviar
Dispositivo Corta-Chamas (“Flame Arresters”)

Corta-Chamas: requisitos de seleção, desempenho, certificação, especificação e limites de aplicação em indústrias químicas e de óleo&gás

O uso do dispositivo corta-chamas (“flame arresters”) à entrada de equipamentos, como tanques de armazenamento, e no interior de tubulações ou dutos, é o meio seguro utilizado para prevenir o risco de transmissão ou a passagem da frente de chamas, de combustão de misturas explosivas de gás-ar ou vapor-ar.

A norma que especifica os requisitos de classificação, construção, certificação e testes de dispositivos corta chamas é a ISO 16852:2016-Flame arresters – Performance requirements, test methods and limits for use, que tem versão em português conforme ABNT NBR ISO 16852:2013 – Corta-chamas – Requisitos de desempenho, métodos de ensaio e limites de aplicação.

Basicamente, a função do corta-chamas é impedir que a chama resultante da combustão de uma mistura inflamável se propague através dele.

Assim, para cada tipo de combustão há o corta-chamas mais conveniente a ser aplicado.

Os tipos de combustão são os seguintes: Deflagração atmosférica: caso de combustão gerada por uma descarga elétrica; Deflagração confinada; Detonação estável; Detonação instável; Combustão de curta duração; Combustão contínua.

Dispositivo Corta-Chamas

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
Translate »