Emissões e Vazamentos

Nas instalações de óleo&gás, como refinarias de petróleo, petroquímicas, terminais marítimos e terrestres, estações de carregamento e expedição de...

Comente 16.10.15 2640 Vizualizações Imprimir Enviar
Diferença entre vazamento e emissão fugitiva

Nas instalações de óleo&gás, como refinarias de petróleo, petroquímicas, terminais marítimos e terrestres, estações de carregamento e expedição de combustíveis, bases de distribuição de combustíveis, emissão fugitiva e vazamento é a perda de produto para a atmosfera através de acessórios de tubulações, como por exemplo válvulas, ou por ligações flangeadas ou ainda por falha estrutural como trinca ou furo.

A depender do tipo de fluido e da quantidade perdida para a atmosfera, os vazamentos e emissões se classificam como: emissões, emissões fugitivas, evaporações ou emanações, hidrocarbonetos não queimados e vazamentos propriamente ditos.

a. Emissões: São perdas por vazamento da ordem de até 10000 ppm, toleradas no caso de fluidos não tóxicos. Por não provocarem dano ao meio ambiente ou ao homem, é possível a convivência durante a operação com as emissões, porém assumem importância econômica pela grande quantidade de pontos de vazamento, como exemplo as inúmeras válvulas e ligações flangeadas, existentes em uma planta industrial.

b. Emissões fugitivas: Por emissões fugitivas entendem-se os vazamentos de compostos voláteis COVs, dos fluidos de processo, provenientes da operação dos equipamentos e tubulações nas instalações industriais.

c. Evaporações ou emanações: São as provenientes de Tanques de armazenamento; ETDI-Estação de Tratamento de Despejos Industriais; SAO-Separadores de Água e Óleo; Lagoas de aeração ou Landfarmings.

d. Hidrocarbonetos não queimados: São provenientes de queima incompleta de óleo e gases em Caldeiras; Fornos; Incineradores; Turbinas a gás; Flares ou Tochas.

e. Vazamento propriamente dito: São os vazamentos identificados visualmente que correspondem a concentrações acima de 10 000 ppm e ocorrem por perda de estanqueidade em ligações flangeadas, falha estrutural do equipamento ou tubulação como trinca ou furo.

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
Translate »