Flanges, Juntas, Gaxetas e Fitas veda-roscas de vedação

Comente 15.11.16 1756 Vizualizações Imprimir Enviar
Uso de junta de vedação tipo camprofile em plugues de Resfriadores a Ar (Air Coolers)

A utilização de cabeçotes de Resfriador a Ar com plugues somente é aceita, quando a construção flangeada não for possível e deve ter a autorização do Proprietário.                                                                                               Quando o cabeçote plugueado for imprescindível ou requisitado pelo Proprietário do equipamento, se deve utilizar o fechamento do plugue em duas peças: o bujão e a peça de encosto ou bucha.  No aperto o bujão empurra a peça de encosto ou bucha que pressiona comprimindo a junta ou gaxeta de vedação, e assim se protege a junta do contato direto com o bujão, evitando o desgaste por atrito.

Tradicionalmente, se utilizava uma junta de metal macio (normalmente Cobre) ou uma junta semi-metálica do tipo dupla camisa, com enxerto de Amianto. Com a proibição do uso de Amianto, se passou passou a empregar o Grafite Flexível.

No entanto, invariavelmente esses tipos de juntas propiciavam o vazamento, devido ao esmagamento durante os reapertos.

Recentemente, a empresa norte-americana FLEXITALLIC, fabricante de juntas de vedação, desenvolveu uma junta metálica do tipo camprofile especial para ser usada na vedação desses plugues.

O artigo a seguir detalha as vantagens e os benefícios do uso desse tipo de junta, suportados por análise empregando o cálculo elementos finitos e testes em laboratório, comprovados com o uso em Resfriadores a Ar, em operação.

junta-camprofile-em-plugues-de-air-coolers-flexitallic

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
Translate »