Tanques de Armazenamento

Para a definição das dimensões do tanque, diâmetro nominal (D) e a altura nominal (H), é importante analisar a...

Comente 06.11.21 973 Vizualizações Imprimir Enviar
Estudo da relação H/D para dimensionamento de tanque de armazenamento

A seleção do tipo de tanque de armazenamento, em função do produto, deve ser feita através de um estudo adequado, levando em consideração: condições e requisitos ambientais, segurança operacional, custo do tanque, perdas operacionais e qualidade exigida no produto armazenado.

Os tanques de teto fixo são o tipo mais simples de tanque de armazenamento atmosférico. O teto tem a forma de um cone e, geralmente, o teto fixo cônico é suportado, isto é apoiado em estrutura interna de vigas e colunas

Os tetos fixos de tanques de menor diâmetro, geralmente até 10 metros, podem ser projetados para serem autossustentáveis ou autoportantes e são dos tipos: cônico, em cúpula e em forma de guarda-chuva, não necessitando de estrutura suporte interna

Os tanques de teto flutuante, são de tipo mais complexo e caro e utilizados para limitar a perda por evaporação, de produto combustível ou inflamável armazenado, associada e presente aos tanques de teto fixo. Podem ser dos seguintes tipos

  • Teto flutuante tipo pontão pontoon type

É comumente utilizado em teto flutuante e construído, simplesmente de uma plataforma ou lençol de chapas de aço, com um compartimento anular que provê a flutuabilidade.

  • Teto flutuante tipo deck duplo double deck type

Os tetos de deck duplo são construídos com dois decks sobrepostos de chapas de aço, sendo o interior, entre os decks, todo segmentado em flutuadores concêntricos, portanto apresentam maior flutuabilidade, são muito fortes e duráveis, e, como resultado, adequados para tanques de grande diâmetro.

A escolha do tipo e dimensões de tanque cilíndrico vertical depende de fatores como: requisitos de segurança, proteção ambiental, natureza do fluido a ser armazenado, espaço disponível, relação altura/diâmetro e custo operacional.

Para a definição das dimensões do tanque, diâmetro nominal (D) e a altura nominal (H), é importante analisar a melhor relação H/D a adotar, caso a caso, em função dó espaço físico disponível, da superfície exposta do líquido, da resistência e qualidade do solo e do custo final.

Análise relação H-D tanques armazenamento

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
Translate »