Purgador de vapor d'água

Para a purga e drenagem de tubulações de vapor e de linhas de aquecimento, recomenda-se o uso de purgadores...

Comente 20.03.17 4606 Vizualizações Imprimir Enviar
Purgadores e acessórios homologados  para uso em estações de vapor

Durante a década de 90, cresceu muito a preocupação com os altos custos de energia, nas refinarias da Petrobras.

Contabilizavam-se muitos vazamentos de vapor d’água, gerado nas caldeiras, utilizado na produção de energia elétrica em turbogeradores, no processamento das unidades de processo, nos aquecimentos de tubulações e equipamentos e na falta de sistemas de recolhimento de condensado para reuso.

Foi instituído na época um plano de trabalho de avaliação e adequação de purgadores de vapor e de simplificação das estações de purga e drenagem de condensado, com o uso de novos acessórios que reduzissem os pontos possíveis de falhas e vazamentos.

A análise focou o desempenho dos purgadores instalados nas drenagens de linhas de vapor vivo e em linhas de aquecimento (“steam tracing”), considerando-se as perdas de vapor e o tempo médio entre falhas de cada tipo de purgador.

Inicialmente, foram realizados testes de bancadas, no campo, em diversos níveis de pressão de vapor, e mais tarde os próprios Fabricantes passaram a se responsabilizar pela execução dos testes de desempenho, em instalações específicas denominadas de calorímetros.

Novas Estaçoes Purga Vapor

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
Translate »