Propósito do petroblog

Há já algum tempo, a Petrobras tornou pública suas Normas Técnicas, disponibilizando a utilização dessas normas a todos os interessados, no site da própria Petrobras.

https://canalfornecedor.petrobras.com.br/pt/regras-de-contratacao/catalogo-de-padronizacao/#especificacoes-tecnicas

A Petrobras é uma conquista do povo brasileiro, por isso não somente o “petróleo é nosso” mas também o conhecimento que desenvolvemos são, por direito, dos brasileiros.

Evidentemente, a Petrobras sendo uma empresa multinacional há a competição  com os mercados e as petroleiras externas, assim existem os desenvolvimentos que requerem o sigilo e outros que já estão em domínio público.

Com este espírito, eu como funcionário-aposentado da Petrobras assumi o mesmo propósito, tornar públicos os conhecimentos e as experiências, que acumulei durante as minhas atividades quando na ativa, para análise e utilização dos interessados.

Disponibilizo este conteúdo de propriedade intelectual, de forma totalmente gratuita, por acreditar que o conhecimento deve ser acessível e livre a toda pessoa que se interessar.

Neste blog pretendo divulgar os principais trabalhos de que participei sobre projeto, fabricação e manutenção de equipamentos de caldeiraria e sistemas de tubulações, utilizados nas instalações de óleo & gás, de refinarias de petróleo, petroquímicas e termelétricas.

Os vários amigos que de alguma forma contribuíram com esses trabalhos são mencionados e identificados.

Essas recomendações visam segurança e disponibilidade operacional.

A utilização dessas informações é de total responsabilidade do visitante ou usuário ou consultante, não respondendo o administrador e criador do petroblog ou mesmo os contribuintes mencionados, por qualquer bom ou mau resultado na aplicação total ou parcial de seu conteúdo. 

Os programas de cálculo apresentados devem ser utilizados com parcimônia, em caráter de pré-dimensionamento, pois carecem de validação oficial comprovada.

Autorizo a reprodução e divulgação total ou parcial dos trabalhos, por qualquer meio convencional ou eletrônico, para fins de estudo e pesquisa, desde que citada a fonte.

Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e o veículo original do mesmo.

Qualquer nome comercial usado neste documento é uma informação fornecida para conveniência dos usuários e não constitui um endosso.

Agradeço a todos os amigos da Petrobras, com que convivi durante esses vários anos, particularmente aos que autorizaram a inclusão dos importantes trabalhos técnicos  que desenvolveram. Também aos amigos nas várias empresas, nacionais e internacionais, com quem tive a oportunidade de acompanhar, tecnicamente, os fornecimentos de equipamentos e as prestações de serviços. Por fim agradeço a Deus-meu Criador e Pai, a Maria-minha Mãe Celeste e aos meus pais que me proporcionaram a oportunidade de trabalhar em uma empresa, genuinamente nacional, e digna de todo o respeito dos brasileiros: a Petrobras.

Quem sou eu: administrador e criador do petroblog.?

Nome: João Bosco Santini Pereira

 Formação

Obtive o meu grau de engenheira mecânica, cursando a Faculdade de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, de 1965 a 1969, na Ilha do Fundão, cidade de Rio de Janeiro.

Com a aprovação e classificação no concurso nacional para a Petrobras, sendo admitido em 30/Janeiro/1970, iniciei minha vida profissional, cursando o curso de formação de engenheiros CENEQ-Curso de Engenharia de Equipamentos da Petrobras, na cidade do Rio de Janeiro, durante o ano de 1970.

Eu morei em Jacarepaguá , na década de 50, na Praça Seca (rua Baronesa), fiz o primário na Escola Honduras (na Praça Seca), Fui coroinha na Igreja Nª Srª do do Sagrado Coração, também na Praça Seca (rua Barão)Ç Depois mudei para a Freguesia (Estrada do Gabinal, final  da década de 50. Frequentei a Igreja de Nª Srª do Loreto, andei muito de bonde, da Freguesia até a escola na Praça Seca. Aí mudei para a Taquara (rua Gal. Miguel Ferreira) e fiz o ginásio e o científico no Colégio estadual Brigadeiro Schorcht, na época em que a diretora era a profa, Henriette Amado, esposa do criador da TV educativa Gilson Amado. Nessa época fui Congregado Mariano na Igreja de Santo Antônio Maria Zaccaria, no Tanque. Fiz todo o curso de engenharia, na ENE, ilha do Fundão, ainda morando na Taquara. Só saí de lá em 1977, quando me casei.

ENE 1969 – Foto dos formandos

Início na Petrobras/REDUC

Em seguida, fui trabalhar como engenheiro de projetos, na Refinaria Duque de Caxias – REDUC, no município de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro, na Divisão de Engenharia Geral (DIVEG), no Setor de Projetos de Engenharia (SEPEN), de 1970 a 1977.

Lá participei de inúmeros projetos de tanques de armazenamento, vasos de pressão e dos seus sistemas de tubulação, destacando-se os seguintes principais trabalhos:

  • Projeto e acompanhamento da instalação da Tocha do Conjunto I de Lubrificante

  • Reconstrução do Parque de Esferas de armazenamento de gases

  • Construção do Parque de Tancagem de derivados leves de petróleo

  • Implantação da nova Caldeira de CO da UFCC da REDUC

  • Instrutor da disciplina de Tanques de Armazenamento no curso de formação de novos engenheiros de processamento

Período no Petrobras/CENPES

Durante 1978 trabalhei no Edifício Sede da Petrobras-EDISE, no DEPIN-Departamento Industrial, DENGE – Divisão de Engenharia, SEPROJ-Setor de Projetos, participando de vários projetos de detalhamento de tubulações, em apoio às refinarias do sistema Petrobras.

Porém, ainda em 1978, com a criação da Superintendência de Engenharia Básica-SUPEN, no CENPES-Centro de Pesquisas da Petrobras, na Ilha do Fundão, na cidade do Rio de Janeiro, fui trabalhar na DIPROM-Divisão de Projeto Mecânico, SEVAP-Setor de Vasos de Pressão e Tubulações, onde permaneci até 1994.

Neste período, de 1978 a 1994, trabalhei como engenheiro de projetos mecânicos e de 1984 a 1994 acumulei a chefia do SEVAP.

Foi um período de especialização e participação em vários projetos básicos, destacando-se:

  • Transferência de Tecnologia de Unidades de Produção de Eteno nas instalações do IFP-Instituto Francês de Petróleo e na projetista TECHNIP na França

  • Transferência de Tecnologia de Fornos Petroquímicos de produção de ETENO nas instalações da KTI na Holanda

  • Transferência de Tecnologia em UFCC – Unidade de Craqueamento Catalítico Fluidizado com a Empresa de Projeto e Tecnologia KELLOGG

  • Transferência de Tecnologia em UCR – Unidade de Coqueamento Retardado com a Empresa de Projeto e Tecnologia KELLOGG

  • Transferência de Tecnologia em Unidades de Hidrotratamento com a Empresa de Projeto TECHNIP.

  • Participação no projeto mecânico e sistemas de tubulação de uma Unidade de Produção de Eteno a partir de Nafta

  • Participação no projeto mecânico e sistemas de tubulação de uma Unidade de Craqueamento Catalítico Fluidizado para a REFAP

  • Participação no projeto mecânico e sistemas de tubulação de uma Unidade de Coqueamento Retardado para a REGAP

  • Coordenação e participação no projeto de “revamp” de todos os equipamentos da Seção de Conversão as UFCCs do Refino

  • Confecção dos Manuais de Projeto dos equipamentos da Seção de Conversão de UFCC: Ciclones de separação e coleta de pó de catalisador contido nos gases do Regenerador e do Vaso Separador, Distribuidor de ar “pipe grids”, Câmara de Pratos de Orifícios; Válvulas “slide valves”

  • Gerente do Setor de Equipamentos de Caldeiraria da Divisão de Projetos Mecânicos da Superintendência de Engenharia Básica do CENPES.

Período no Petrobras/EDISE – Edifício Sede da Petrobras

Em 1994 voltei a trabalhar na Sede da Petrobras, no órgão Abastecimento-Refino, que coordena todas as Refinarias da Petrobras, até 23/Março/2015, quando me aposentei.

Nesse período, trabalhei no apoio técnico às refinarias da Petrobras, no Brasil e no exterior, para solução de problemas operacionais e em emergências; no suporte à construção de novos empreendimentos industriais; na participação da confecção e revisão das normas técnicas da Petrobras; como instrutor nos cursos de formação; com destaque para:

  • Participação em Grupo de Trabalho Multifuncional integrando as Refinarias com a TRANSPETRO, na avaliação da segurança de uso de dutos de PEAD – Polietileno de Alta Densidade para condução e transporte de diese, gasolina e álcool

  • Participação em Grupo de Trabalho para avaliação das condições de falha se válvulas especiais de UFCCs

  • Participação em Grupo de Trabalho para reprojeto da tancagem a Unidade de Águas Ácidas

  • Participação em Grupo de Trabalho para avaliação da válvula especial e da junta de expansão, que falharam em operação, na UFCC.

  • Participação em Grupo de Trabalho para redução dos Custos de Fornos de Processo

  • Participação em Grupo de Trabalho para Avaliação Técnica e Valoração Econômica de refinarias no exterior:

    • Bolívia/Cochabamba e Santa Cruz de La Sierra

    • Argentina: Missão REPSOL YPF EG3 e Tancagem de DOCKSUD

    • Cuba: Refinaria de Camilo Cienfuegos da CUPEP

    • Estados Unidos: ORION Refinery Co

  • Aprovação do projeto de válvulas especiais de controle tipo “slide valve” de UFCCs para a REPLAN, na fábrica do fabricante REMOSA SpA, na Itália

  • Coordenação da realização dos ENCATs- Encontros Técnicos de Caldeiraria e Tubulação da Petrobras, desde 1994 até 2014

  • Avaliação Técnica de Qualidade de Fabricantes fornecedores da Petrobras:

    • No Brasil as fábricas de: ADTECH, ATLAS, BARDELA, DEDINI, DELP, NUCLEP, TROCALOR.

    • No exterior as fábricas de: MANGIAROTTI – Itália, WALTER TOSTO – Itália, ATB – Itália, ANSALDO – Itália, ZANON – Itália, COMETARSA – na Argentina

  • Coordenador do programa PROMINP da instalação de um Laboratório de Testes e Certificação de PSVs – Válvulas de Alívio e Segurança no IPT-São Paulo

  • Treinamento no Laboratório de Testes de PSVs da empresa fabricante LESER na Alemanha

  • Participação do desenvolvimento de novos fornecedores equipamentos da Petrobras:

    • ADTECH–Resfriadores a ar,

    • JARAGUÁ e USIMINAS – Esferas de gás,

    • MANGIAROTTI  e WALTER TOSTO – Tambores de Coqueamento Retardado

  • Participação como membro efetivo da Comissão de Normalização de Caldeiraria Petrobras

  • Responsável pela elaboração das Diretrizes Técnicas da Petrobras para as atividades de projeto de Vasos de Pressão e Sistemas de Tubulações Industriais

  • Coordenador do Grupo de Trabalho de definição das medidas de redução de custos de Fornos de Processo do Refino

  • Divulgação de novas tecnologias de manutenção de tubulações e equipamentos, obtidas com a prospecção do mercado.

  • Elaboração de procedimentos técnicos e apresentação em encontros internos e externos a Petrobras

  • Organização do site Equipamentos Estáticos da Petrobras

  • Coordenação de Seminários e Cursos Técnicos: Permutadores de Placa, Juntas e Gaxetas de Vedação

  • Participação de análise e apoio na solução de problemas ocorridos nas Refinarias da Petrobras, durante as campanhas das unidades de processo

  • Docente no Curso de Formação de Técnicos de Manutenção da Petrobras

  • Confecção apostila de Seleção e Especificação de Materiais de Construção de Vasos de Pressão e Tubulações Industriais

  • Preparação do procedimento de Teste de pressão hidrostático em Válvulas de Segurança

  • Avaliação de ligações flangeadas e de válvulas com e sem isolamento térmico

Na Petrobras aposentei-me após 45 anos de trabalhos, no cargo de Engº de Equipamentos Sênior IV e, desde 2001, desempenhei a função de Consultor Sênior de projetos de vasos de pressão e sistemas de tubulações industriais.

Minhas competências e atribuições como Projetista e Consultor da área de projetos mecânicos e estruturais incluíram:  Análise de falhas e integridade estrutural;  Projeto mecânico de Equipamentos de Caldeiraria;  Projeto mecânico de Equipamentos Térmicos;  Projeto mecânico de tubulações;  Projeto estrutural;  Soldagem;  Pintura Industrial;  Manutenção e Reparos de Caldeiraria;  Manutenção Complementar;  Materiais de Caldeiraria;  Comissionamento de unidades industriais para partida;  Hibernação e Preservação de unidades industriais.

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
Translate »