Fabricação e Montagem

São indicados requisitos de inspeção para equipamentos críticos a constarem no PIT-Plano de Inspeção e Testes destes equipamentos.

Comente 02.05.17 5673 Vizualizações Imprimir Enviar
Requisitos para PIT- Plano de Inspeção e Testes de Equipamentos Críticos de Caldeiraria

Na área de refino de petróleo, devido às complexidades dos processos químicos e catalíticos, para a obtenção de produtos limpos e livres de contaminantes tóxicos e nocivos ao meio ambiente e aos seres vivos, os equipamentos e sistemas de tubulações associados operam em condições de elevadas pressões (em alguns casos acima de 150 kgf/cm²) e/ou temperaturas (acima de 400ºC).

Além disso, contêm fluidos combustíveis, inflamáveis ao contato com Oxigênio ou ar atmosférico; ou fluidos considerados de alta toxidade; ou são sujeitos a mecanismos de corrosão por H2S; ou deterioração metalúrgica causada pelo Hidrogênio, ou combinação dessas situações.

Estes equipamentos de caldeiraria, vasos de pressão, reatores e permutadores de calor, denominados de críticos, são projetados e construídos conforme as regras do código ASME Sec VIII Div 2;  com materiais de altíssima resistência mecânica; características específicas de tenacidade e dureza; processos de soldagem complexos e controle rigoroso da qualidade da fabricação.

O projeto básico desses equipamentos é fornecido apenas pelas empresas Licenciadoras desses processos especiais (Hidrocraqueamento, Hidrotratamento, Hidrodessulfurização, etc.), mas os projetos mecânico e de detalhamento devem ser realizados pelo próprio Fabricante.

Porém, são poucas as empresas Fabricantes com tecnologia, máquinas operatrizes, recursos e experiência para a construção desses equipamentos, que, preferencialmente, devem ser entregues inteiros na fábrica e chegam a pesar de 800 a 1000 toneladas.

Requisitos Inspeção Fabricação Equipamentos Críticos

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
Translate »