Acidentes, Risco, Fogo e Explosão

Os maiores danos relativos à indústria de processamento químico, em geral, como refinarias de petróleo, petroquímicas e fábricas de...

Comente 14.02.23 474 Vizualizações Imprimir Enviar
Proteção de equipamentos sujeitos à explosão interna  por deflagração

Os maiores danos relativos à indústria de processamento químico, em geral, como refinarias de petróleo, petroquímicas e fábricas de produtos químicos, são os causados por fogo, explosão ou vazamento tóxico.

Uma explosão pode ser definida como uma liberação rápida e violenta de energia, que produz pressões significativas em termos do potencial de danos, muitas vezes levando a mortes e destruição material.

A explosão que se segue a uma combustão provoca ondas de pressão, ao redor do local onde ocorre, podendo ser classificada de acordo com a velocidade dessas ondas:

  • Em caso de ondas subsônicas, tem-se uma deflagração;

  • Em caso de ondas supersônicas (ondas de choque), tem-se uma detonação.

A deflagração é a propagação de uma zona de combustão a uma velocidade que é menor que a velocidade do som no meio não reagido; enquanto a detonação é a propagação de uma zona de combustão a uma velocidade que é maior do que a velocidade do som no meio não reagido.

Uma detonação pode produzir efeitos dinâmicos significativos, de ondas de choque e de  aumento drástico de pressão, estando fora do escopo deste trabalho.

Este trabalho aborda apenas os carregamentos de menor intensidade e mais lentos produzidos por deflagrações que se propagam em uma fase gasosa. O aumento de pressão produzido dentro de um equipamento, como vaso de pressão, em uma explosão por deflagração é previsível com razoável certeza.

Conferir no post: NFPA 69 Proteção equipamento contra explosão interna

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
Translate »