Dispositivos de Segurança-Vasos de pressão, Tubulações e Tanques de armazenamento

Comente 12.12.16 2023 Vizualizações Imprimir Enviar
Análise da baixa confiabilidade das válvulas PSVs e PRVs balanceadas com fole e alternativas ao uso

Válvulas de segurança e alívio de pressão são dispositivos de segurança, contra o aumento excessivo da pressão interna em equipamentos e sistemas de tubulações.

  • As Válvulas de alívio (“Pressure Relief Valves”) são utilizadas para o alívio de líquidos;
  • As Válvulas de segurança (“Pressure Safety Valves”) são usadas para o alívio de gases, vapores e ar; e
  • As Válvulas de alívio e segurança (“Pressure Safety and Relief Valves”) são empregadas para o alívio de fluido líquido, gás, vapor e ar.

A válvula PSV mais comumente utilizada é a convencional

As válvulas PSV balanceada com fole são dispositivos indicados para situações especiais de serviços, onde os fluidos descartados são corrosivos, muito sujos, tóxicos ou letais, e o fole tem a função de proteger e preservar os internos da válvula contra o ataque do fluido. Além disso, impede o vazamento para o ambiente, em caso de problema na vedação entre o disco e a sede da válvula.

No entanto, as válvulas balanceadas apresentam problemas de mau funcionamento devido a falhas do fole, normalmente rompimento, trincas e furos, prejudicando a continuidade e a segurança operacional, com prejuízo para as instalações.

Assim, para maior segurança e confiabilidade operacional, é conveniente ampliar as alternativas de utilização das PSVs convencionais, analisando as normas aplicáveis e as soluções estabelecidas pelos fabricantes.

É, pois, conveniente propor alternativas ao uso de válvulas de alívio de pressão com fole de balanceamento, tendo em vista os inconvenientes causados pela falha do fole, e propor medidas adicionais de confiabilidade quando for necessário o uso dessas válvulas.

O propósito maior é especificar PSV balanceada somente quando estritamente necessário e listar os requisitos para auferir mais confiabilidade para essas válvulas.

melhorias-e-substituicao-psv-balanceada

 

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
Translate »