Tanques de Armazenamento

A fórmula da Norma API Std 650, na atual 13ª Edição (março2020), de cálculo de espessura da chapas dos...

Comente 07.01.22 299 Vizualizações Imprimir Enviar
Regras da Norma API Std 650 para Eficiência de Solda no cálculo de espessura das chapas do costado de Tanques de armazenamento

A fórmula da Norma API Std 650, na atual 13ª Edição (março2020), de cálculo de espessura da chapas dos anéis do costado de um tanque de armazenamento, está, aparentemente, incompleta, pois está faltando o parâmetro “E” Eficiência de Solda (E= 0,7 ou 0,85 ou 1,0).

Isso fica ainda mais estranho, ao considerarmos que na Norma API Std 650 até a 6ª Edição (de 1961 a 1978), inclusive, a eficiência “E” da junta soldada constava na expressão de cálculo da espessura das chapas do costado.

Por outro lado, a expressão de cálculo, da Norma API Std 653, para a espessura mínima aceitável das chapas de um anel do costado, de um tanque existente, também leva em conta a Eficiência de Solda.

Na realidade, o parâmetro “E” eficiência de solda também está presente na fórmula que consta da Norma API Std 650, a partir da 7ª Edição, pois essa fórmula podemos considerar que assume E=1, ou seja junta soldada totalmente radiografada (RX total), desde que respeitadas as condições de exame das soldas, verticais e horizontais, do costado, determinadas pelo próprio API Std 650.

Verificar as explicações no post: Uso eficiência solda chapas costado tanques armazenamento

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
Translate »