VIE-Válvulas de bloqueio de inventários em emergências

Cada tubulação conectada a um tanque é uma fonte potencial de um vazamento. As tubulações de entrada de produto...

Comente 14.09.22 460 Vizualizações Imprimir Enviar
Instalação de válvulas VIE em tanques de armazenamento

O uso de válvulas VIE para isolamento de tanques de armazenamento em casos de vazamentos, no passado era dispensado, visto que os tanques possuem a bacia de contenção de segurança, cercada por diques, que contém as ligações flangeadas do costado do tanque e as válvulas operacionais.

Porém, após o grave acidente, em 2005, na Refinaria de Buncefield, na Inglaterra, no parque de tanques de armazenamento de combustíveis inflamáveis, com explosões, incêndios e enorme prejuízo, houve uma rediscussão sobre a necessidade e conveniência de utilização de válvulas VIE em tanques.

Cada tubulação conectada a um tanque é uma fonte potencial de um vazamento. As tubulações de entrada de produto no tanque estão mais sujeitas aos riscos de vazamento nas conexões flangeadas e válvulas que, normalmente, estão dentro dos limites da bacia de contenção do tanque. Já as tubulações de saída, conectadas às bombas de sucção e transferência do produto armazenado, além desses mesmos riscos, também podem vazar através de falha ou rompimento do selo mecânico de vedação do eixo da bomba de transferência do produto.

Em vista disso, em tanques de armazenamento de substâncias perigosas, inflamáveis e/ou tóxicas, foi decidido que para a proteção se deve utilizar a válvula VIE – Válvula  de Isolamento de Inventário em caso de Emergências ou  ROSOV- Remotely Operated Shut-Off Valve, a partir de uma avaliação específica de cada situação.

Consultar o post:  VIE em tanques de armazenamento

 

 

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
Translate »