Tubulações Industriais: tubos rígidos, mangueiras e tubos flexíveis - Projeto Mecânico, Suportação e Flexibilidade

As tubulações apresentam alterações dimensionais em função das variações de temperatura:  dilatação, em casos de aumento de temperatura, e...

Comente 13.04.23 499 Vizualizações Imprimir Enviar
Análise da flexibilidade de sistemas de tubulações industriais

As tubulações apresentam alterações dimensionais em função das variações de temperatura:  dilatação, em casos de aumento de temperatura, e contração, quando há redução de temperatura.

Se o tubo estiver fixado de alguma forma, aparecem tensões internas na parede do tubo e reações nos pontos de fixação, em consequência da restrição imposta à livre dilatação ou contração do tubo.

Essas tensões e reações devem ser controladas e limitadas, isto é o tubo deve ser flexível, ter flexibilidade suficiente.

O objetivo é conseguir um traçado geométrico combinado com as restrições dos suportes, de forma a que os esforços e as tensões ao longo da tubulação, em seus componentes, nos locais de suportação e nas extremidades fixas, estejam entre valores admissíveis.

Quanto maior for a flexibilidade da tubulação, menor será o nível das tensões e esforços nos componentes e nas extremidades.

Deve ser adotada uma configuração ou trajeto de tubulação afastando-se da linha reta, por meio de mudanças de direção, ângulos no plano ou no espaço, de maneira que a tubulação fique com flexibilidade própria, capaz de absorver as dilatações/contrações, por meio de deformações de flexão e/ou de torção, nos trechos retos e nos ângulos das curvas.

Consultar o post: Flexibilidade de tubulações

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
Translate »