Equipamentos e Válvulas especiais de Unidades UCRs e UFCCs

A UFCC-Unidade de Craqueamento Catalítico Fluido ou Fluidizado Fluid Catalyst Cracking Unit comporta a Seção de Conversão e algumas...

Comente 29.04.22 912 Vizualizações Imprimir Enviar
Proteção contra sobrepressão do Conjunto Conversor de UFCC

 

A UFCC-Unidade de Craqueamento Catalítico Fluido ou Fluidizado Fluid Catalyst Cracking Unit comporta a Seção de Conversão e algumas unidades comportam ainda a Seção de Recuperação de Energia.

Tradicionalmente, a energia térmica, contida nos Gases de Combustão da UFCCs, é recuperada em forma de geração de vapor d’água, nas Caldeiras de CO ou em Caldeiras Recuperadoras de Calor Waste Heat Boiler.

Porém, esses gases também contêm um potencial de energia, associada à pressão e à vazão mássica do grande volume desses gases, que pode ser aproveitada em Turboexpansores.

Assim há dois tipos principais de esquemas de processo de UFCC

  • Somente com Seção de Conversão que é o esquema mais tradicional, em que os gases de combustão, provenientes da queima do coque impregnado no catalisador, no Regenerador, é dirigido para uma Caldeira de CO, para gerar vapor d’água pressurizado.

  • Com Seção de Conversão e Seção de Recuperação de Energia em que é incluído um conjunto de equipamentos adicionais, que visa o reaproveitamento da energia contida nos gases de combustão, que saem do Regenerador, para produção de energia elétrica.

Em ambos os esquemas de UFCC é necessário prover a proteção contra o aumento de pressão interna nos equipamentos e dutos, com o alívio da pressão interna do Regenerador, que é a origem de todo o circuito dos gases de combustão, que acionam o Turboexpansor e geram vapor d’água na Caldeira.

Conferir o post: Proteção sobrepressão Regenerador FCC

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
Translate »