Emissões e Vazamentos

As instalações industriais que produzem, usam, transportam ou armazenam produtos tóxicos, como COVs-Compostos Orgânicos Voláteis e gases de efeito...

Comente 14.09.22 475 Vizualizações Imprimir Enviar
Monitoração de vazamentos de emissões poluentes

Identificados pela sigla COVs, os Compostos Orgânicos Voláteis, verdadeiros venenos tóxicos para as pessoas,  podem ser encontrados em diversos tipos de produtos e apresentam sérios riscos à saúde humana, principalmente se a exposição for por um longo período de tempo e em concentrações elevadas.

Além disso, quando lançados na atmosfera, os COVs contribuem para a formação da camada de “smog” (poluição) fotoquímico, que é uma mistura de hidrocarbonetos oxidados, oriundos da queima de combustíveis fósseis (querosene, gasolina, diesel, etc.) e de produtos para pinturas e solventes, que expostos às radiações ultravioletas na superfície terrestre formam uma espécie de névoa na atmosfera

A liberação indesejada de Compostos Orgânicos Voláteis (COVs) na atmosfera, em concentrações de partes por milhão (ppm), é denominada tecnicamente como emissões fugitivas.

Estão presentes nos processos produtivos de indústrias, como as refinarias de petróleo, petroquímicas e siderurgias, sendo responsáveis por poluição ambiental.

As emissões fugitivas são emitidas à partir de vazamentos contínuos, de pequeno volume, em equipamentos e tubulações, porém são significativas devido aos inumeráveis pontos de possível vazamento em uma planta industrial.

As instalações industriais que produzem, usam, transportam ou armazenam produtos tóxicos, como COVs-Compostos Orgânicos Voláteis e gases de efeito estufa, devem monitorar continuamente as emissões, os vazamentos, as evaporações e as emanações.

Essa monitoração é executada nos equipamentos e tubulações que contenham algum fluido categorizado como COV, através de medição em cada ponto ou local de possível vazamento, que acontece, particularmente, nas vedações e selagens com juntas e gaxetas.

O Método 21 Method 21 Determination of Volatile Organic Compound Leaks do organismo governamental norte-americano EPA-Environmental Protection Agency é aplicável para o monitoramento e medição de vazamentos por emissões fugitivas de COVs de equipamentos e tubulações de processo.

Consultar o post: Monitoração

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
Translate »