Tanques de Armazenamento

Comente 08.06.21 1424 Vizualizações Imprimir Enviar
Meio de combate e extinção ao fogo   em tanques de armazenamento de combustíveis

O objetivo deste trabalho é resumir como efetivar a proteção contra fogo, de tanques de armazenamento de líquidos combustíveis ou inflamáveis.

O combate a incêndios em parques de tanques de armazenamento de líquidos combustíveis e inflamáveis requer uma série providências preventivas e instalações apropriadas e permanentemente disponíveis.

As providências preventivas para impedir fogo, em tanque de armazenamento de combustível ou inflamável, basicamente, são conhecer com detalhes as seguintes informações:

  • Características do produto armazenado, ou seja, condutividade elétrica e inflamabilidade,

  • Causas mais comuns de incêndio em tanques de armazenamento.

As principais causas relacionadas à ignição de misturas (vapores de hidrocarbonetos+ar), dentro de um tanque de armazenamento, contendo líquidos inflamáveis ou combustíveis são:

  1. Presença de sulfeto pirofórico agregado em forma de pó à parede interna do tanque, resultante da corrosão do Aço pelo Enxofre presente (Fe + S → FeS) no produto armazenado, que se inflama espontaneamente em presença do ar;

  2. Descargas elétricas atmosféricas – raios – sobre a camada ou nuvem de vapores inflamáveis emanados do tanque;

  3. Superfície quente ou perfuração da chaparia metálica de aço, de espessura inferior a 5 mm (3/16″), causada por descarga elétrica atmosférica diretamente sobre o tanque;

  4. Respingos de solda na execução de serviço de soldagem no tanque ou nas proximidades;

  5. Centelha ou faísca de eletricidade estática de acessório do tanque, que não está bem conectado eletricamente ao costado ou teto do tanque.

As ocorrências de incêndios em tanques de armazenamento de combustíveis são, na maioria dos casos, causadas por eletricidade estática ou por descargas elétricas atmosféricas.

Na ocorrência de um incêndio em tanque armazenando líquido combustível ou inflamável, se  deve tomar imediatamente as seguintes providências;

  • Projetar água sobre a superfície externa do costado, evitando que o metal atinja a temperatura crítica de ebulição do líquido armazenado e o possível rompimento da parede do tanque;

  • Projetar jatos d’água no costado de tanques vizinhos, para que o fogo não se espalhe;

  • Injetar uma solução de espuma sobre a superfície do produto líquido armazenado;

  • Enquanto isso está sendo feito, o conteúdo líquido dentro do tanque deve ser bombeado para fora, da forma mais segura e rápida possível, porém parar de bombear quando o nível está próximo ao bocal de entrada, para que o restante do produto ainda muito quente, não propague o fogo para a tubulação de descarte.

Tanque armazenamento combustível-combate incêndio

Newsletter

Seja notificado sempre que um novo conteúdo estiver disponível.

Não se preocupe, não temos prática de enviar spam.
Translate »